Do ponto de vista ambiental o mundo passa por uma série de modificações. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, hoje, a humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Esta realidade impõe ao homem moderno o desafio de buscar soluções através de novos instrumentos normativos, sistemas produtivos e a adoção de outros comportamentos sociais para a construção efetiva da consciência ecológica de preservação do meio ambiente.
Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos.
A GKL entende que a consciência ecológica, como processo, é um objetivo a ser conquistado dia-a-dia por todos nós e demanda a criação de novos valores e conhecimentos para transformar a realidade a partir da racionalidade dos bens ambientais e da prática do desenvolvimento sustentável. Para isso, aplicamos em nosso cotidiano medidas eficientes para o uso consciente dos nossos recursos naturais e práticas de consumo.
Acompanhe algumas medidas adotadas pela GKL e aprenda como pode ser simples e prazeroso se tornar um protagonista em práticas de consumo consciente e contribuir para a preservação do nosso planeta.
09 práticas de consumo consciente que você pode aplicar hoje mesmo:
- Substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas, que economizam até 80% de energia e garantem a mesma luminosidade.
- Opte por eletrodomésticos econômicos. Busque por aqueles com o Selo Procel, que identifica os aparelhos que consomem menos energia. Além de reduzir os impactos causados no meio ambiente, eles também te ajudam a economizar na conta de luz.
- Valorize as empresas com responsabilidade social. Diversas empresas já possuem ações que visam à redução do impacto no meio ambiente. Valorizá-las é fazer um consumo consciente, já que dessa forma outras empresas acabam percebendo a importância de ter responsabilidade social e se engajando também.
- Mesmo que seu bairro não possua coleta seletiva, separe o lixo e encaminhe o lixo reutilizável para os pontos de coleta. Reciclar é uma maneira de contribuir para a redução da degradação ambiental.
- Recicle, reutilize e reaproveite. Seu lixo pode ter uma nova utilidade e a internet está cheia de dicas para te ajudar nesta missão.
- Diminua o uso de produtos de higiene e limpeza e priorize produtos feitos com ingredientes naturais que não degradem o meio ambiente. Dessa forma, você reduz o nível de poluentes presente nos rios.
- Reduza o consumo de água. Reduza o tempo de banho, ligue a máquina de lavar roupa apenas com a carga cheia e não deixe torneiras pingando. Uma torneira pingando gasta em um dia 20 litros de água.
- Reduza o consumo de energia. Além de dar preferência às lâmpadas e aos eletrodomésticos de baixo consumo, outras atitudes simples podem auxiliar neste processo. Tais como: desligar da tomada aparelhos eletrônicos que não estão em uso, evitar secar roupas atrás da geladeira e descongelar a comida no microondas, usar timer no ar-condicionado e outros.
- Espalhe a ideia de consumo consciente. Além de tomar as atitudes para ter um consumo consciente, também é importante espalhar essas ideias. Converse com seus amigos, familiares e funcionários sobre as atitudes deles com relação ao próprio consumo.