Uncategorized

foto marleneIMG-20171217-WA0000
Por Marlene Silva
Graduada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco – RJ
Pós-Graduada em Inspeção Escolar pela Universidade Castelo Branco – RJ

A educação é um processo de formação que se alimenta de dedicação, compromisso, força de vontade, tempo e interação com o conhecimento. Processos educativos promovem o desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do indivíduo como um todo. Períodos de inserção em tais processos, culminam em grandes dúvidas e questionamentos sobre o caminho a ser seguido, visto a importância que uma carreira educacional de sucesso possui navida humana.
Um exemplo disso é o período de extrema incerteza e instabilidade em que passam os jovens e adolescentes no momento em que vão optar por uma profissão. Nessa fase, conflitos
psicológicos e familiares se entrelaçam na cabeça deles, fazendo com que a decisão se torne difícil e complexa. Fatores financeiros muitas vezes confrontam valores vocacionais, fomentando ainda mais a dúvida do jovem em sua escolha profissional.
É nessas horas que uma orientação vocacional feita com qualidade faz toda a diferença. A orientação vocacional consiste num processo de direcionamento do indivíduo para a ocupação que abrange melhor suas características, incluindo uma preparação para a prática e progressão em tal ocupação. O autoconhecimento para a escolha profissional é de suma importância para o jovem que, por meio de uma Orientação Vocacional bem planejada e eficiente, atinja maior segurança em seu processo de escolha, gerando assim, perspectivas melhores de sucesso em seu futuro. Outro fator essencial para que a escolha seja orientada da melhor forma possível, é um conhecimento amplo das ocupações e possibilidades que o mercado apresenta, sempre buscando atualizações e novidades, essenciais no mundo globalizado atual sem nunca deixar de pensar no que a mais importante, a rela vocação do indivíduo. Assim sendo, é de suma importância que todo esse processo seja feito com o acompanhando de um profissional tanto da área de psicológica quanto de pedagogia, esse profissionais têm conhecimento para orientar tanto os pais a potenticializar o talento percebido em seus filhos quanto o jovem que passa por tal momento, encorajando-o e direcionando-o bem para a tão complexa e exigente inserção no mercado de trabalho.

5 Comentários

  1. You are so interesting! I do not suppose I’ve truly read anything like this before.
    So wonderful to discover another person with unique thoughts on this topic.
    Really.. thanks for starting this up. This site is something that’s needed on the web, someone with a bit of originality!

  2. Heya i’m for the first time here. I found this board and I
    find It truly useful & it helped me out a lot.
    I hope to give something back and aid others like you aided me.

  3. Good day I am so glad I found your web site, I
    really found you by mistake, while I was researching on Digg for something else, Anyhow I
    am here now and would just like to say many thanks
    for a fantastic post and a all round thrilling blog (I also love
    the theme/design), I don’t have time to browse it all at the minute but
    I have saved it and also added in your RSS feeds, so when I have
    time I will be back to read a lot more, Please do keep up the superb work.

  4. I do not even know how I ended up here, but I thought this post was good.
    I do not know who you are but certainly you’re going to a
    famous blogger if you are not already 😉 Cheers!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário