Uncategorized

foto marleneIMG-20171217-WA0000
Por Marlene Silva
Graduada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco – RJ
Pós-Graduada em Inspeção Escolar pela Universidade Castelo Branco – RJ

A educação é um processo de formação que se alimenta de dedicação, compromisso, força de vontade, tempo e interação com o conhecimento. Processos educativos promovem o desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do indivíduo como um todo. Períodos de inserção em tais processos, culminam em grandes dúvidas e questionamentos sobre o caminho a ser seguido, visto a importância que uma carreira educacional de sucesso possui navida humana.
Um exemplo disso é o período de extrema incerteza e instabilidade em que passam os jovens e adolescentes no momento em que vão optar por uma profissão. Nessa fase, conflitos
psicológicos e familiares se entrelaçam na cabeça deles, fazendo com que a decisão se torne difícil e complexa. Fatores financeiros muitas vezes confrontam valores vocacionais, fomentando ainda mais a dúvida do jovem em sua escolha profissional.
É nessas horas que uma orientação vocacional feita com qualidade faz toda a diferença. A orientação vocacional consiste num processo de direcionamento do indivíduo para a ocupação que abrange melhor suas características, incluindo uma preparação para a prática e progressão em tal ocupação. O autoconhecimento para a escolha profissional é de suma importância para o jovem que, por meio de uma Orientação Vocacional bem planejada e eficiente, atinja maior segurança em seu processo de escolha, gerando assim, perspectivas melhores de sucesso em seu futuro. Outro fator essencial para que a escolha seja orientada da melhor forma possível, é um conhecimento amplo das ocupações e possibilidades que o mercado apresenta, sempre buscando atualizações e novidades, essenciais no mundo globalizado atual sem nunca deixar de pensar no que a mais importante, a rela vocação do indivíduo. Assim sendo, é de suma importância que todo esse processo seja feito com o acompanhando de um profissional tanto da área de psicológica quanto de pedagogia, esse profissionais têm conhecimento para orientar tanto os pais a potenticializar o talento percebido em seus filhos quanto o jovem que passa por tal momento, encorajando-o e direcionando-o bem para a tão complexa e exigente inserção no mercado de trabalho.

1 Comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário